Programação do Congresso

Dia 05 de Abril

Grade atualizada no dia 02/04

14h00

Abertura do evento e boas vindas

Roberto Claudio, Prefeito de Fortaleza
André Müller Borges, Secretário de Telecomunicações, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Inovações

Agenda de Trabalho do Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações, Inovações e Comunicações.


14h45

Fortaleza como hub internacional de telecomunicações e serviços de nuvem: incentivos e a vocação da cidade

Mosiah de Caldas Torgan, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Fortaleza

Com uma população estimada em 2.571.896 habitantes e com uma área territorial de 314,930 km², Fortaleza é a capital que mais cresce no Nordeste brasileiro. A cidade possui a 2ª maior área de influência do Brasil em número de municípios (786 cidades) e possui o segundo maior PIB da região Nordeste do Brasil, com um total de R$ 49.745.920,40. O Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Criativos (PARQFOR), executado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), apoia empreendimentos que atualmente somam 11 Áreas Parques com o objetivo de consolidar o potencial da cidade de Fortaleza como um hub internacional de telecomunicações. A ampliação do número de cabos submarinos de fibra óptica e de Data Center são exemplos da prospecção de investimentos que resultou na parceria da Prefeitura de Fortaleza e a empresa Angola Cables, responsável pela implantação dos cabos submarinos Monet e SACS, e do Data Center. Essas ações estão voltadas para desenvolver o Parque Tecnológico e Criativo da Praia do Futuro e tornar essa região da cidade um Hub Internacional de Telecomunicações. ​


15h30

Coffee-break e Trade Show


16h15

Painel de discussões: Cabos submarinos aportam em Fortaleza

Rafael Sgrott, Country Manager Brasil da Telxius Cable
Joselito Bergamaschine – Diretor Regional de Vendas da GlobeNet Cabos Submarinos
Rafael Pistono, diretor geral da Angola Cables no Brasil

Cidade da América Latina com a maior quantidade de cabos submarinos de fibra óptica ligando o Brasil à América do Norte, América Central, África e Europa, Fortaleza atrai a atenção de empresas de tecnologia e caminha para se tornar um importante hub de telecomunicações. Hoje, todo o tráfego de dados entre a América Latina e o resto do mundo passa, necessariamente, pela capital cearense, graças à posição geográfica da cidade, que é favorável em relação às distâncias para outros pontos do globo. Hoje aporta oito cabos submarinos e deverá receber mais cinco nos próximos anos. O painel vai reunir três operadoras internacionais para apresentar seus planos de investimentos e como a chegada dos cabos submarinos pode melhorar a conectividade para as empresas brasileiras de Internet e data centers e fomentar o mercado de tecnologia no Nordeste.

17h00

Palestra Especial

Marcos Pontes, Astronauta Brasileiro

Como reacender em cada participante a "chama do sonho" e a motivação em lutar para realizá-lo, sempre segundo seus princípios e valores? Na palestra, Marcos Pontes conta sua história de vida, desde sua infância pobre na periferia de Bauru, no interior de São Paulo, passando pelo treinamento de astronauta e as emoções ao ver a Terra do espaço. O palestrante enfatiza conceitos e ideias que foram essenciais para que tivesse sucesso nos desafios daquela fase da vida, assim como as lições aprendidas com as dificuldades e problemas enfrentados.


17h45

Encerramento


18h00

Coquetel

Programação do Congresso

Dia 06 de Abril

Grade atualizada no dia 22/03

8h00

Credenciamento


9h00

Segurança da informação na era da Internet das Coisas

Mauro Faccioni Filho, Professor e Coordenador de Graduação e Pós-Graduação da Unisul

Recentemente assistimos a uma onda de ataques que afetou o acesso à Internet de costa a costa nos Estados Unidos. Esses ataques, conhecidos como DDoS (Distributed Denial of Service) que levam a indisponibilidade de serviços, foram disparados por dezenas de milhões de dispositivos IoT conectados à web. Portanto, dispositivos e sistemas que parecem inofensivos, quando desprotegidos são uma porta aberta a hackers que os utilizam para rotear tráfego através da Internet e causar danos como aqueles vistos recentemente que afetaram serviços de empresas como  Twitter, Amazon, NetFlix, entre outras. Esta apresentação, portanto, tem como objetivo apresentar e discutir os mecanismos de proteção da informação tanto do ponto de vista da infraestrutura para segurança eletrônica quanto da informação propriamente dita.


9h45

Garantindo a disponibilidade do data center pela prevenção de incêndio

Felipe Decourt, Diretor Executivo da Skop

Uma simples análise dos imensos riscos de incêndio num datacenter versus soluções e investimentos necessários para a real prevenção. Apresentarei 3 tecnologias diferentes: mitigação por gás, por água e controle do oxigênio.


10h30

Coffee-break e Trade Show


11h00

Fatores que impactam a alta disponibilidade de energia em ambientes de missão crítica

Fábio Augusto Moura, Gerente de Aplicação da Engetron

Serão abordados os principais fatores que influenciam na confiabilidade e disponibilidade de energia em ambientes de missão crítica. Entre eles, serão apresentados os sistemas UPS e suas possíveis topologias de instalação (alinhadas com as recomendações TIER I, II, III e IV); sistemas de gerenciamento para atuação preventiva e preditiva tanto do UPS quanto das baterias; e serviços que garantam a confiabilidade e disponibilidade de energia.


11h45

Estudo de caso Segplan-GO: o maior Data Center modular seguro outdoor da América Latina. Desafios, vantagens e benefícios do projeto.

Sidney Fabiani, Presidente da Gemelo

Serão abordados o histórico do projeto, processo de construção modular, características, desafios do projeto e os diferenciais técnicos do projeto Segplan-GO.


12h30

Almoço


14h00

Planejando o futuro do data center 25/40/100G

Germano Costa, Engenheiro de Aplicação da Furukawa

Fazer a melhor escolha da solução de cabeamento simplifica migrações para velocidades superiores 25/40/100 e futuras 200/400G e ainda racionaliza a operação e manutenção do data center. Mas o que as novas interfaces esperam do cabeamento? Como não perder a flexibilidade e modularidade no desenho dos canais ópticos?


14h45

Critérios de projeto e instalação de infraestrutura para data centers

Antonio Abrantes Filho, Consultor Técnico da Fundamentos iT’s

A apresentação mostrará os critérios importantes no projeto de um data center, como seleção do site, níveis de redundância e disponibilidade, layout do edifício e das salas e áreas, densidade dos equipamentos, sistemas a serem comissionados, capacidade de crescimento e expansão, metas de eficiência energética e certificações. Também tratará da infraestrutura, incluindo arquitetura, cabeamento estruturado, sistemas de energia, refrigeração, segurança e automação.​


15h30

Coffee-break e Trade Show


16h15

Micro Data Center: a escolha certa para o Edge Computing

Milena Gabriela Lange, Coordenadora de Marketing de Produto da Schneider Electric

Grandes realidades tecnológicas como a Indústria 4.0, as cidades inteligentes, as aplicações de realidade aumentada exigem processamento de dados em tempo real com baixa latência e alto nível de qualidade de serviço, potencializando a aplicação de solução de Edge Computing.
Nesta apresentação o público entenderá a importância dos sites de Edge Computing e conhecerá as boas práticas que devem ser seguidas para garantir a disponibilidade e confiabilidade do sistema como um todo.


17h00

Por dentro de um Data Center Tier III

Renan Hannouche Torres, Diretor de Soluções Digitais da HostDime

A transformação é a nova exigência para a infraestrutura de TI, operações e data center. É o estímulo para estratégias e investimentos orientados aos negócios. Iremos explorar os pilares técnicos que foram essenciais para construirmos o nosso Data Center Tier III capaz de prover alta disponibilidade, confiabilidade, segurança e desempenho necessários para a transformação digital.


17h45

Encerramento