Palestrantes


Antonio Abrantes Filho

Consultor da Fundamentos iT’s

Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal de São Paulo, Engenheiro Eletrotécnico pela Universidade Mackenzie com licenciatura em Matemática e Física – USP e Pós Graduação em Administração RH – AELIS. Atualmente é consultor técnico da Fundamentos Intelligent Solutions, Diretor da SETE Consultoria e Treinamento e coordenador da Comissão de Estudo ABNT CE 03:046.05 do Comitê Brasileiro de Eletricidade (CB-03).

Américo Tristão Bernardes

Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005 e 2006. Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009. Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do Inmetro.

Eduardo Mendes

CEO do Grupo MH

Engenheiro eletricista, formado há mais de 30 anos pela FACENS, é CEO do Grupo MH. Atua na área da construção civil há mais de 25 anos, com experiência em obras de data center. Nos últimos 5 anos realizou obras de grande porte de data center com potencias superior a 40MW para TI, sendo mais de 70MW no total.

Fabian Erik Fink

System Architect da Furukawa Electric Latam

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuou por 6 anos na Engenharia de Transmissão Metro e Backbone da GVT, também atuou por 2 anos como Gerente de Projetos responsável por otimização e redução de custos das regiões Sul e Centro-Oeste na TIM Brasil. Atualmente é engenheiro de pré vendas na Furukawa Electric Latam responsável pelo mercado de data centers.

Gilberto Studart Gurgel Neto

Gerente Regional Ceará, Rio Grande do Norte e Piaui da Anatel

Possui experiência de mais de 30 anos em telecomunicações, com 11 anos na antiga Teleceará, 11 na Telebrás e 11 na Anatel, onde é atualmente o Gerente Regional nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piaui. Atuou anteriormente nas áreas de fiscalização, outorga e consumidores. Possui título de Mestre em Computação Aplicada (Universidade Estadual do Ceará), Especialista em Segurança da Informação (Presidência da República e UnB), Especialista em Telemática (IFCE Ceará), e é Relator na Comissão Brasileira de Comunicações 4, junto à União Internacional de Telecomunicações - UIT, das questões "Comunicações de Emergência e TICs e Mudanças Climáticas". Possui experiência internacional, com atuação em fóruns e conferências mundiais de telecomunicações, representando o Brasil.

José Sérgio Ribeiro Junior

Executivo Comercial da Vertiv Brazil

Engenheiro pela Universidade Federal de Ouro Preto com especialização em Engenharia do Ar Condicionado. Experiência em multinacionais com projetos de climatização de grande porte e sistemas de água gelada. Atualmente executivo comercial na Vertiv, atuando em projetos de ar condicionado para ambientes de missão crítica.

Leonel Carlos de Oliveira

Gerente Regional de Vendas da Nutanix

É Gerente Regional de Vendas no Brasil da Nutanix, líder mundial em computação em nuvem corporativa. Formado em Engenharia Elétrica pela FESP com pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV e MBA Executivo Internacional na FIA (Fundação Instituto de Administração). Antes de ingressar na Nutanix, atuou como Gerente de Vendas na Riverbed e Network Appliance, além do Grupo Emerson Electric e Yokogawa.

Mauro Faccioni Filho

Professor Pesquisador da Unisul

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFSC, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica (UFSC), Pós-Doutorado no tema "Social Network Analysis" pela University of London, Queen Mary College e coordenador de curso superior da Unisul. Sócio fundador das empresas Fazion Sistemas Ltda e Creare Fazion Ltda. Possui Certificado ATD pelo Uptime Institute e é membro do comitê ABNT CE-03:046.05, NBR 14565. Prêmio de Inovação e Conceito de Design pelo Datacenter Dynamics, com a solução DATAFAZ.

Renan Hannouche Torres

Chief Digital Officer da HostDime

Referência em inovação e tecnologia, participa ao longo de sua carreira do processo de transformação digital de grandes grupos empresariais. A perspectiva adquirida trabalhando com empresas globais em múltiplas indústrias e geografias lhe permite analisar os desafios de negócios. Formou-se Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Chief Digital Officer pela HostDime, uma das maiores empresas de data center e computação em nuvem do mundo.

Sergio Ricardo Lopes Colhado

Gerente de Operações do Grupo MH

Engenheiro eletricista, formado em 1997 pela Universidade Mackenzie, atualmente é Gerente de Operações do Grupo MH. Trabalhando na área da construção civil há mais de 20 anos, com experiência em obras de data center. Nos últimos 5 anos realizou obras de grande porte de data center, com potencias superior a 40MW para TI, sendo mais de 70MW no total.