Programação do Congresso

Dia 11 de abril

Grade atualizada no dia 19/02

14h00

Evolução tecnológica e perspectivas do mercado de banda larga no Ceará

Gilberto Studart Gurgel Neto, Anatel

Em meio ao crescimento do mercado de tecnologia da informação, o segmento de conexões de cabos ópticos internacionais vem merecendo especial destaque. Neste cenário a cidade de Fortaleza desponta, tanto por sua especial localização geográfica, como também pela vocação tecnológica/empreendedora de seu povo, características que enaltecem o potencial do mercado de banda larga no Ceará. A perspectiva de crescimento da infraestrutura de interconexão internacional vai de encontro a intenção do Ceará de se tornar um hub internacional de telecomunicações (ponto de transferência de dados de alto tráfego de informações), o que poderá abrir oportunidades para provedores de internet e de serviços de data centers, tornando o Estado potencialmente atrativo à recepção de investimentos.


14h50

Internet para todos

Américo Tristão Bernardes​, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

A palestra apresentará os detalhes e como aderir ao Programa Internet para Todos, lançado pelo Governo Federal para levar banda larga a milhares de localidades no país que ainda não têm conectividade. As conexões do programa serão feitas por meio do SGDC - Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, em órbita desde maio de 2017. Prefeituras, hospitais e escolas serão beneficiados pelo programa, bem como a população dessas localidades.


15h40

Coffee-break e trade show

16h30

Tocando o futuro

Renan Hannouche Torres, HostDime

Nós estamos vivendo em um mundo de mudanças exponenciais e continuamos tendo posturas lineares. Nós iremos entender melhor como tomarmos as atitudes certas para sermos arquitetos do nosso futuro e não vítimas.


17h30

Coquetel

Dia 12 de abril

Grade atualizada no dia 19/02

9h00

Panorama de plataformas DCIM no Brasil e no mundo

Mauro Faccioni Filho, Unisul

Apresentação da lista das principais ferramentas DCIM (data center Infrastructure Management) existentes atualmente, bem como de suas características e comparações. Serão descritas algumas funcionalidades típicas e as tendências atuais de desenvolvimento, bem como mercado DCIM no mundo e no Brasil. Também será apresentada e disponibilizada metodologia comparativa de ferramentas DCIM para usuários finais (públicos e privados).


9h45

Data centers hiperconvergentes

Leonel Carlos de Oliveira, Nutanix

O objetivo da apresentação é esclarecer as vantagens da arquitetura que trazem melhor resiliência, simplicidade e escalabilidade aos data centers frente aos desafios de manter os serviços das organizações sempre com alta qualidade e eficiência.


10h30

Coffee-break e trade show

11h00

Conceitos e técnicas para climatização de data centers

José Sérgio Ribeiro Junior, Vertiv Brazil

As principais tendências e boas práticas para ar condicionado em ambientes de missão crítica, bem como inovações do setor para busca constante de eficiência energética


11h45

A nova norma brasileira para data centers

Antonio Abrantes Filho, Fundamentos iT's

A implantação de data centers de pequeno e médio porte é uma área da engenharia que se desenvolveu de forma muito rápida, com aspectos muito específicos que se destacam dos antigos Centros de Processamento de Dados (CPD) o que envolve conhecimento técnico profundo e multidisciplinar de profissionais de Tecnologia da Informação. Por esse motivo há uma grande lacuna na literatura técnica sobre o assunto e a nova Norma brasileira de cabeamento para data centers chega na hora certa para atender a necessidade de profissionais preparados para enfrentar o desafio desse mercado, cada vez mais interessante e atraente.


12h30

Almoço

14h00

Práticas de gerenciamento eficiente

Eduardo Mendes e Sergio​ Ricardo Lopes Colhado, Grupo MH

Serão abordados o planejamento de execução de obras de data center, gerenciamento eficiente por convergência, acompanhamento de cronograma com checagem diária e cases de sucesso.


14h45

Escolha e utilização de fibras ópticas em data centers

Carlos Falci, Siemon


15h30

Coffee-break e trade show

16h15

Desafios e tendências de data centers Webco e Telcos

Fabian Erik Fink, Furukawa Electric Latam

O crescimento da quantidade de dispositivos conectados a internet, a maior necessidade de velocidade de conexão, com aplicações sensíveis a latências tem transformado o mercado de data centers. Essa transformação vem gerando demandas por novos modelos de data centers e novos produtos. Até alguns anos atrás as Operadoras de Telecomunicações (Telcos) tinham o controle do mercado ditando os protocolos e interfaces. O crescimento dos provedores de conteúdo (Webcos) como Google, Amazon, Facebook, Apple está impulsionando uma nova realidade.


17h00

Os sete principais erros de projeto em data centers

José Roberto Borsoi, Aceco TI


17h45

Encerramento